Nome de Utilizador Senha Memorizar Esqueceu a senha? Criar Conta!
Registe-se!
Junta de Freguesia de Fóios
 

Foto do Dia

Morada: Largo da Praça, nº 8,

6320-141 Fóios

Tel.: 271 491 066

Fax: 271 491 066

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

 

Com o Apoio de:

 Câmara Municipal de Sabugal

Junta de Freguesia de Fóios
 
FAZER BEM SEM OLHAR A QUEM

FAZER BEM SEM OLHAR A QUEM  Na passada quarta-feira, dia 10, do corrente mês de Agosto, por volta das 18 horas, o telefone tocou em minha casa.

Do outro lado falou-me o Sr. Padre Carlos Martins para me dizer que tinha acabado de chegar à sua residência um grupo de jovens, católicas peregrinas, de várias nacionalidades, França, Lituânia, Bélgica, Holanda, China e que tinham como objectivo alcançar Madrid e poderem rezar com o PAPA”.

Ler mais...
 
ACÇÕES DE QUE O POVO GOSTA

ACÇÕES DE QUE O POVO GOSTAA Unidade de Gestão Florestal da Beira Interior Norte (UGFBIN) da Direcção Regional das Florestas do Centro (DRFC) da Autoridade Florestal Nacional (AFN) organizou umas jornadas técnicas no concelho do Sabugal, com particular incidência no Perímetro Florestal do Alto Côa – baldios de Aldeia Velha, de Fóios, de Malcata e de Quadrazais, no dia 12 de Maio de 2011.

Ler mais...
 
OBRIGADO AMIGOS
OBRIGADO AMIGOSNão me restam dúvidas de que quando o homem quer a obra acontece.
No âmbito das jornadas de “geoturismos” que, sob os auspícios da Câmara, foram levadas a efeito no nosso Município, não posso deixar de referir três Técnicos, três bons rapazes do nosso concelho, que desempenharam um excelente papel. Assim houvesse muitos.
 
Ler mais...
 
 
O PAÍS NÃO PODE PARAR PDF Imprimir e-mail

O PAÍS NÃO PODE PARARApesar da famigerada crise de que tanto se tem falado, nos últimos tempos, o progresso e o desenvolvimento têm que continuar a ser realidade.
A crise só poderá ser vencida se a enfrentarmos e a combatermos. A crise não pode servir de desculpa àqueles que pouco ou nada fazem.
O País não pode parar e às vezes até é nestas ocasiões e circunstâncias que deveremos ser mais exigentes, mais acutilantes e mais aplicados.

É sem qualquer ponta de vaidade ou presunção que afirmo que a Junta de Freguesia de Foios, à qual presido, têm alguns projectos em execução e outros em vias de aprovação.

 

Numa determinada área geográfica do baldio de Foios, mais concretamente no sítio da fonte do paraíso, está a ser construído um ponto de água para utilização na defesa da floresta contra incêndios (DFCI) e que irá servir meios terrestres e aéreos.

 

Este ponto de água foi contemplado no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) e entrou na rede de pontos de água a construir.

 

O local apresenta uma grande área arborizada com espécies resinosas e tem uma enorme carência de pontos de água acessíveis aos meios aéreos e terrestres pelo que se considerou de estrema importância a construção do referido ponto de água.

 

As dimensões do tanque são 10m de largura, 12m de comprimento, 3.30m de profundidade, o que perfaz um volume de armazenamento de 396 metros cúbicos.

 

Também estão a ser feitos acessos à plataforma e zona anexa em redor do tanque com uma área de 300m2 devidamente compactada para suportar até 30 toneladas que permitirão as manobras dos veículos que vão abastecer.

 

Este ponto de água aumentará as potencialidades intrínsecas das matas no sentido de uma maior diversidade.

 

As alterações locais nos meios bióticos, que lhe estão associadas, tem repercussões ao nível da fauna e flora proporcionando uma maior capacidade de acolhimento e fixação das mesmas com particular destaque para as espécies com maior dependência dos meios hídricos.

 

VALORES DA APROVAÇÃO:

 

Custo total da Obra: 55.545,00 Euros + Iva (23%)
Taxa de apoio (90%): 49.990,50 euros
A suportar pelo Baldio (10%): 5554.5 Euros
A suportar pelo Baldio Iva (23%) do total do investimento: 12775.35 euros
O custo Total da Obra, com iva, é de: 68.320.35 Euros

 

Apesar das dificuldades financeiras quer do Conselho Directivo do Baldio de Foios quer da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal houve necessidade de uma conjugação de esforços para que este projecto possa ser executado porque todos temos plena consciência de que o ponto de água não servirá apenas a área geográfica de Foios mas sim toda a região, desde que necessário.

 

Assim se combate a crise!

 

José Manuel Campos

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >